Vintec novo fungicida biológico contra doenças do lenho – Revista Frutas e Legumes
Fungicida biológico da Belchim contra doenças do lenho
O produto de origem natural Vintec, que pode ser utilizado em agricultura biológica, obteve recentemente da Direcção-geral de Alimentação e Veterinária a autorização de venda em Portugal. Produzido pela Belchim Crop Protection, é um «fungicida biológico», destinado à protecção das vinhas já instaladas e em viveiro contra as doenças do lenho: Esca, BDA (Black Dead Arm) e Eutipiose.
Segundo a Belchim, Vintec é composto por uma única estirpe de Tricoderma atrovide SC1. Esta estirpe provém da madeira, o que, «sendo um ecossistema semelhante ao do lenho da videira, tem como consequência uma penetração e colonização mais rápida e eficiente, assegurando uma protecção mais eficaz e prolongada da videira».
Este produto aplica-se a 200 gramas por hectare e deve repetir-se a aplicação todos os anos após a poda, indica a empresa. O Vintec pode ser aplicado com os equipamentos de aplicação convencionais, com ou sem recuperação de calda. A empresa afirma que «a excelente qualidade de formulação permite que, uma vez em suspensão, o produto fica imediatamente disponível para ser aplicado, sem implicar tempos de espera».
Carlos Reis, responsável da Belchim em Portugal, refere que «as doenças do lenho são uma preocupação crescente dos viticultores nacionais, provocando prejuízos significativos com impacto na rentabilidade e na qualidade da produção; são potencialmente um problema de todos, pois atacam independentemente das regiões, castas ou idade das cepas». A empresa assinala que este é o «primeiro registo em Portugal de um produto biológico para combate às doenças do lenho da videira, em vinhas instaladas e viveiros.»